Eclesiologia
Segunda parte
A Natureza da Igreja
Ekklesia, há aproximadamente cento e quinze ocorrências
desta palavra no Novo Testamento, e exceto por alguns poucos textos, elas
indicam a igreja universal (o corpo
espiritual de crentes em Cristo), ou a igreja local, ou as igrejas locais.
Embora a grande maioria se refira a igreja locais, muitas se referem à igreja
universal, e algumas parecem incluir ambos os aspectos.
A BASE BÍBLICA PARA A NATUREZA DA IGREJA UNIVERSAL
Muitos dos textos que tratam da igreja universal são encontrados nas
cartas de Paulo, particularmente nas últimas epistolas escritas na prisão;
alguns são encontrados nos Evangelhos (ex., Mt.16.16-18), no livro de Atos
(ex., 20.28), e nos primeiros escritos de Paulo (ex., 1Co 12.13), e, novamente,
alguns dizem respeito tanto à igreja universal quanto à igreja local (ex., 1Co
1.2).
Outros Termos Usados
para Designar a Igreja
A Igreja universal também é chamada por muitos outros nomes; o livro “Imagens da Igreja no Novo Testamento”,
escrito por Paul Minear relaciona noventa e seis diferentes figuras de
linguagem, cada uma delas revelando uma dimensão diferente no relacionamento de
Cristo com a Igreja. Entre estas, devem-se observar as seguintes: O Corpo de Cristo (1Co 12.12-27); A
Noiva de Cristo (Ap 21.9,RA); Esposa de Cristo (Ef 5.24,25); O Rebanho (Jo
10;21.15-17; At 20.28). No Novo Testamento, há muitas outras figuras de
linguagem que retratam um relacionamento vital, pessoal e intimo entre Cristo e
a sua igreja.
ALGUMAS CONCLUSÕES
SOBRE A IGREJA UNIVERSAL
Usando as passagens acima e outras, segue-se um curto
resumo de conclusões que podem ser tiradas quanto á natureza da Igreja
universal.
A
igreja universal Foi Eleita desde a Eternidade (1Co 2.7; 2Tm 1.9; Tito 1.2);
A
Igreja Universal È Invisível (Hb
12.22,23;1Jo 3.2); A Igreja Universal È Indivisível ( Jo 17; 1Co 12; Ef 4.3); A Igreja Universal È Invencível (Mt 16.18). Entre outras.
Fonte: Norman Geisler, Teologia
Sistemática