Rádio AD On Line...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Jonas - A paciência de Deus com seus filhos


E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis. (Jonas 1.3).

Poucas personalidades do Antigo Testamento são tão transparentes como o profeta Jonas. Podemos ver através dele, e não gostamos da maior parte do que vemos. Ele nos lembra muito de nós mesmos: medroso, egoísta, vingativo e orgulhoso.
O chamado de Jonas para servir começou desastrosamente. Não sabemos porquê ele decidiu fugir de seu compromisso de pregar em Nínive, mas podemos imaginar que, aquele medo foi sua principal motivação. Ao invés de ficar parado, imaginou que se ele se colocasse uma distância ainda maior entre ele mesmo e Nínive, Deus desistiria e escolheria outra pessoa. Mas Jonas subestimou grandemente a determinação de Deus de que ele cumpriria sua missão.

Encontrado uma violenta tempestade no caminho para Társis, Jonas finalmente percebeu que lutar contra vontade de Deus era inútil. Melhor do que arriscar a vida dos viajantes, ele insistiu que fosse lançado no mar, onde foi engolido por um grande peixe. Mas esse não era fim de Jonas. Deus usou esse tempo de confinamento solitário para encorajar o arrependimento e renovação de compromisso do profeta. Três dias depois Jonas foi liberado, pronto para começar o trabalho que fora chamado para fazer.

A paciência de Deus conosco é maravilhosa. Apesar de corrermos e sermos rebeldes, Ele pacientemente nos corrige e nos coloca de volta em curso. Mesmo assim não deveríamos testar a misericórdia de Deus. É sempre melhor fazer o que Ele pede na primeira vez.

Deus fará o que for necessário para trazer-nos de volta para si.

Presbítero Marcos Alencar
Adaptado do livro 365 Lições de vida Extraídas de Personagens da Bíblia do autor Michael Kendrick, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário