Rádio AD On Line...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Eclesiologia


Primeira parte

A Origem da Igreja

O significado básico da palavra igreja (gr.ekklesia) é “chamados para fora”. Em grego clássico, ekklesia se referia a uma assembléia de qualquer tipo, religiosa ou secular, legal ou ilegal. As palavras hebraicas qahal e edhah, freqüentemente traduzidas como ekklesia no Antigo Testamento grego significavam uma reunião ou assembléia, como as que o judaísmo tinha na sinagoga. No NT, ekklesia veio significar uma assembléia de crentes, especificamente seguidores de Cristo.

A Igreja Universal vs. Igrejas Locais

Devemos fazer uma distinção entre a Igreja Universal  (que constitui o corpo invisível de todos os crentes) e a Igreja local ( uma manifestação visível da Igreja Universal em uma determinada localidade). É digno de nota que o NT jamais usa a palavra igreja em referencia a uma estrutura física. A igreja somente é chamada de “edifício” em um sentido espiritual (Ef.2.20; 1Pe.2.4-8).

A base bíblica para a doutrina da origem da igreja

     Embora, terrenamente, a igreja tenha começado depois do tempo de Cristo, o Antigo Testamento fez preparativos para ela. A igreja, ordenada por Deus desde a eternidade, também começou de maneira pré-determinada (Gl.4.4,5).
     Varias interpretações foram propostas sobre quando se originou a igreja. No entanto, inúmeras linhas de evidencia sustentam que a igreja de Cristo teve inicio no dia de Pentecostes, diversas semanas depois que Cristo morreu e ressuscitou, e não no AT, com Adão, Abrão, Moises, nem mesmo durante a vida terrena de Jesus. A Igreja não começou até depois que Jesus veio, morreu, ressuscitou e a estabeleceu sobre o fundamento dos apóstolos.  


Marcos Alencar
Presbítero AD. Mossoró - RN

Fonte
Norman Geisler. Teologia Sistemática vol.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário