Rádio AD On Line...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mensagem Pastoral

 
Jefté - Promessas que não deveriam ser feitas

Assim, Jefté passou aos filhos de Amom... e o Senhor os deu na sua mão (Juízes.11.32)
Uma promessa é uma promessa. Mas algumas, como a promessa de Jefté de sacrificar em holocausto quem quer que saísse para cumprimentá-lo em seu retorno, nunca deveriam ser feitas. Nos tempos bíblicos, uma promessa feita a Deus tinha tanta força quanto um escrito entre duas partes. Jefté, um bravo guerreiro, fez um pesado voto a Deus em retribuição à sua ajuda na conquista dos Amonitas. Não está claro por que Jefté sentiu-se compelido a fazer essa promessa; de qualquer maneira, ela era desnecessária. Não sabemos realmente o que aconteceu a sua filha – a primeira pessoa que veio ao encontro dele -, se foi queimada como oferta ou separada como virgem, negando assim qualquer esperança de descendentes a Jefté, uma vez que era sua única filha. O que sabemos é que seu voto irrefletido trouxe-lhe um desgosto indescritível.
No meio da agitação pessoal, é fácil fazer promessas tolas a Deus. Quantas vezes você já se pegou começando uma oração: “Deus, se o Senhor me tirar dessa, prometo que vou ...? Essas promessas podem parecer muito espirituais quando são feitas, mas geralmente produzem apenas culpa e frustração quando somos forçados a cumpri-las. Jefté nos lembra do preço de fazer acordos espirituais – eles só trazem desapontamento. Ao invés de despejar promessas a Deus para o futuro, comprometa-se a obedecer-lhe hoje.
Deus não quer promessas para o futuro, mas obediência hoje.

Presbítero Marcos Alencar
Adaptado do livro 365 Lições de vida Extraídas de Personagens da Bíblia.

3 comentários:

  1. Parabéns pastor, estamos felizes pelas boas novas que trazes a nossa igreja,“ Servi uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale segundo as palavras de Deus. Se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A Ele pertence a glória e o domínio para todo o sempre.” 1 Pedro 4:10,11

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal, a paz do Senhor
    Este texto apresenta um problema sério nos dias de hoje, principalmente quando decidimos realizar um voto a Deus e as condições de cumpri-lo é extremamente difícil, isso acontece porque achamos que a graça a ser alcançada é muito grande, querendo compensá-la com votos quase impossíveis, é bom pensarmos antes se temos capacidade em cumprir, porque a palavra de Deus diz que é melhor não votar do que votar e não cumprir (Ec. 5:5).
    Valdécio

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor,

    Gostei muito da palavra do Pastor,
    principalmente quando ele disse "No meio da agitação pessoal, é fácil fazer promessas tolas a Deus. Quantas vezes você já se pegou começando uma oração: “Deus, se o Senhor me tirar dessa, prometo que vou ...? Essas promessas podem parecer muito espirituais quando são feitas, mas geralmente produzem apenas culpa e frustração quando somos forçados a cumpri-las. "

    Precisamos a cada dia aplicar em nossas vidas esses ensinamentos...

    ResponderExcluir