Rádio AD On Line...

terça-feira, 27 de abril de 2010

AMIGO

Pv. 17:17 Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
A palavra de Deus é poderosa e tem muito a nos ensinar, proporciona em nossos corações mudanças extraordinárias, capaz de mudar radicalmente a vida humana. Deus nos impulsiona por intermédio das escrituras em amarmos incondicionalmente o nosso próximo, bem como a Deus acima de qualquer coisa  (ver  Jo 13:34,35). É tão raro encontrarmos um amigo, que quando encontramos, procuramos mantê-lo de qualquer forma, devido a sua preciosidade.
Existem quatro tipos de pessoas, o DESCONHECIDO, o COLEGA, o INIMIGO, e o AMIGO. O desconhecido pode se tornar a qualquer momento um dos outros tipos apresentados, depende apenas de um novo relacionamento com essa pessoa. O colega, dentre todos, considero como o pior, ele na verdade torna-se indiferente, não te faz mal, também não te faz bem, é alguém que no máximo você dá um bom dia, você nem ora por ele, vai ver que é porque ele é apenas um colega. O inimigo na verdade tem mais privilégios, pelo menos se você é um verdadeiro cristão, ora por ele, porem o AMIGO é diferente, é algo especial, a amizade é coisa sublime e preciosa, e o que a acha, pode se deleitar com essa dádiva.
(Pv. 18:24     O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão)
O AMIGO é como uma planta, você a cuida com carinho, rega, tira as folhas secas, protege contra os insetos para que não a maltrate, tudo isso porque ele é seu AMIGO.
A Bíblia relata grandes amizades, trazendo para nós, exemplos extraordinários. Em Gn.18:8,9 Abraão diante da falta de pastagens para o seu gado e o gado de Ló, propôs que seu amigo escolhesse a melhor parte, "... se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.”, já em Ex. 18:14-18 a palavra de Deus nos apresenta Jetro, o sogro de Moisés, aconselhando seu amigo a administrar o povo da melhor forma. É interessante que se observarmos o versículo 10 do capítulo 42 de Jó, apresenta o Senhor virando o seu cativeiro no momento que ele apesar das chagas e extrema miséria, orava por seus amigos (Elifaz, Bildade e Zofar). Cornélio quando aguardava a visita de Pedro para falar sobre a salvação em Jesus Cristo, convidou seus parentes e AMIGOS para que pudessem ouvir também a palavra de salvação (ver At. 10:24).
Dentre todos, o maior exemplo foi do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, se entregando para morrer em uma cruz (morte vergonhosa) para o perdão dos nossos pecados.
(Jo 15:13     Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.)
(Lc 12:4     E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.)
(Jo 15:14     Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.)
(Jo 11:11     ...disse Jesus: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.)

 

Que Deus os abençoe.
 

Valdécio Alves de Lima
2° Dirigente da Congregação

Um comentário:

  1. Como já dizia Milton Nascimento: amigo é coisa pra se guardar no coração, mas a Bíblia diz: que devemos amar o amigo em todo tempo que na aflição nasce-lhe um irmão.

    ResponderExcluir