Rádio AD On Line...

terça-feira, 28 de junho de 2011

Jonas – Desejando Misericórdia


“Mas desgostou-se Jonas extremamente disso e ficou ressentido” (Jonas 4.1)

O derramamento do amor de Deus sobre a terra seca e pecadora de Nínive chocou Jonas. Afinal, ele tinha passado por muitas coisas para entregar a mensagem de juízo iminente á cidade imperial de Nínive. E Deus tinha se aplacado, demonstrando misericórdia exatamente sobre aqueles que havia anteriormente condenado. Jonas não queria que os ninivitas fossem perdoados; ele os queria destruídos.

Infelizmente nós compartilhamos com freqüência da maneira de pensar de Jonas, algo como “você tem o que merece”. Demonstramos nossa indignação, mesmo de modo sutil, com outros que quebram ou ignoram os mandamentos de Deus. Algumas pessoas podem parecer tão longe de qualquer valor que ficaríamos nitidamente chocados ao sabermos que elas foram para o Céu. Talvez até nos sentíssemos desapontados com a decisão de Deus.

O entendimento de Jonas sobre o amor de Deus era distorcido. Será possível que nossa visão seja semelhantemente estreita? Não podemos esquecer que Deus devotou-se a nós, mesmo quando estávamos perdidos e sem esperança. E ainda, como Jonas, geralmente tendemos a encarar os outros com padrões diferentes. Comece agora a confessar para Deus qualquer reflexo familiar da vida de Jonas que você veja no espelho.

Deus adia a justiça que merecemos para que tenhamos a misericórdia que não merecemos.

Presbítero Marcos Alencar
Adaptado do livro 365 Lições de vida Extraídas de Personagens da Bíblia do autor Michael Kendrick, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário